GRUPO FOLCL ÓRICO DANÇAMÉRICA
Criado em 21 de Abril de 1989, por estudantes secundaristas e universitários, com a finalidade de divulgar as tradições Gaúchas e Latino-americanas, apresentadas através das Danças Folclóricas, por músicas adaptadas com ritmo forte e vibrante, motivos tradicionais e folclóricos da terra e do homem gaúcho.
INTRODUÇÃO
A música, a dança, a poesia, os causos, os cânticos, as lendas, os usos e costumes do nosso homem rural, são fatos folclóricos aqui utilizados e, que depois de receberem um tratamento artístico, passam a integrar o que chamamos de Folclore de Projeção.
FOLCLORE DE PROJEÇÃO
É o fato folclórico levado para o palco, para as salas de espetáculos em forma dinâmica e colorida, para ser visto e aceito pelo grande público.
APRESENTAÇÃO
O Show é composto de Danças do Folclore Gaúcho, tais como:
Pampeana (rancheira de abertura), Chimarrita, Balaio e Chula.
Por uma questão geográfica, o Rio Grande Sul recebe diversas influências culturais através das suas fronteiras com a Argentina e o com Uruguai, de onde assimilamos as Danças do Folclore Latino-americano, tais como:
El Escondido, Los Amores, Chacarera, Malambo (Sapateio e Boleadeiras) e o Chamamé. Daí que falamos lá no Sul, os Pampas não têm fronteiras!
Gauderiamos na cultura,
Das Nações do continente.
Não para ser diferentes,
Mas em busca de água pura.
E a tradição que perdura,
Mostrada em forma de dança.
É um bailado de esperança
de fé e de liberdade.
Unindo o campo a cidade,
Num laço da mesma trança.
Clóvis Brum
Vencedor de 12 concursos estaduais de chula no RS, entre eles a Semana Crioula Internacional de Bagé, 2º lugar no Rodeio dos Rodeios em 1985 e 4º lugar no Rodeio de Vacaria em 1984, entre mais de 40 sapateadores. Participou de diversos grupos folclóricos, entre eles o “CTG Caiboaté” de São Gabriel e “Os Muuripás” de Porto Alegre. |